JORNAL LASZLO – 6ª Edição

Padrão

Pimenta negra aumenta visibilidade e palpabilidade
de veias fracas

A inserção de catéter ou seringa em pacientes sem veias palpáveis ou visíveis é um grande problema enfrentado por enfermeiras e médicos. Em muitos casos, a insistência em achar a veia ocasiona dor e incômodo ao paciente.
É citado na aromaterapia que o óleo de pimenta negra (Piper nigrum), também chamada de pimenta do reino, possui efeito estimulante e tônico da circulação.
Para avaliar se este óleo essencial poderia ajudar pacientes com veias invisíveis, 120 pacientes hospitalizados foram indicados por um time de avaliação por terem dificuldade em acessar suas veias para inserção de catéter. Um grupo controle sem o uso do óleo essencial foi mantido para comparação.
Foi feita a aplicação de 20% de óleo de pimenta negra em gel de aloe vera ou em cuidados de enfermagem padrão (compressas quentes com ou sem estimulação tátil vigorosa). Foi observado que um alto grau de pacientes teve melhoria na palpabilidade e localização das veias após o uso do óleo de pimenta preta localmente. Metade dos pacientes que tinham
veias não visíveis notaram melhora, mostrando que esta intervenção pode ser muito positiva para uso quando necessário.
Uma dica extra é associar o óleo de pimenta negra (20%) ao óleo de patchouli (10%) em gel, que possui efeito fortalecedor dos vasos e potencializa o efeito da pimenta.

Referência: J Altern Complement Med. 2012 Nov;18(11):1003-7. Black pepper essential oil to enhance intravenous catheter insertion in patients with poor vein visibility: a controlled study. Kristiniak S1, Harpel J, Breckenridge DM, Buckle J.

Veja na integra:

JORNAL LASZLO – 6ª Edição

Tem também um estudo sobre seu uso para parar de fumar… Vejam

Óleo de pimenta negra
ajuda a parar de fumar
Em uma pesquisa realizada em 1994¹, o desejo por cigarros foi significativamente reduzido com a inalação do óleo de pimenta
negra (Piper nigrum). Houve um alívio emocional da ansiedade gerada em não fumar e uma sensação agradável no peito. O óleo de pimenta negra também teve um forte efeito relaxante no músculo liso traqueal, reduzindo a irritabilidade respiratória
provocada pela fumaça do cigarro, possibilitando melhor respiração². Em 2013³, vinte voluntários do colégio Panola em Carthage (Texas/EUA), que utilizavam diariamente nicotina na forma de cigarro, rapé ou mascando tabaco, inalaram uma gota de óleo essencial de pimenta negra ou de raíz de angélica em um tecido por dois minutos quando tinham o desejo por nicotina.
Ambos os óleos de pimenta negra e angélica reduziram o nível de ansiedade pela nicotina e permitiram aos participantes ficarem um período mais longo sem utilizar o tabaco. Notou-se que o óleo essencial de pimenta reduziu o nível de desejo mais fortemente do que o de angélica, e o de angélica permitiu um atraso maior até o próximo contato com o tabaco, mostrando que a união destes dois óleos pode ser muito positiva para redução do vício por nicotina.

Referências:
1. Rose JE, Behm FM. Inhalation of vapor from black pepper
extract reduces smoking withdrawal symptoms. Drug Alcohol Depend. 1994 Feb;34(3):225-9.
2. Reiter M, Brandt W. Relaxant effects on tracheal and ileal
smooth muscles of the guinea pig. Arzneimittelforschung.
1985;35(1A):408-14.
3. Cordell B, Buckle J. The effects of aromatherapy on nicotine
craving on a U.S. campus: a small comparison study. J Altern

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s